Até que ponto o objectivo de reforçar a democracia e preservar a unidade Nacional, traçado no plano quinquenal 2020-24 foi cumprido?

*Reforçar a Democracia e Preservar a Unidade Nacional* 

 No plano quinquenal de 2020-24, um dos objectivos era reforçar a democracia e a unidade nacional. A unidade Nacional é fundamental para o alcance da paz e reconciliação nacional, baseada no respeito pela diversidade ideológica e partidária, no diálogo, na tolerância, nas oportunidades para todos, na valorização da diversidade etnolinguística, religiosa e racial, e no contínuo cultivo da moçambicanidade.

 

Acontecimentos após a realização das eleições autárquicas de 2023, essas que foram motivo de agitação,  contestações e conflitos em todo o território nacional, revelam um impedimento para o sucesso dos objectivos do plano de 2020-24. Houve uma grande contestação dos resultados oficiais, manifestações de protesto em alguns pontos do pais como Nampula, Nacala, Cabo Delgado assim como em Maputo,onde houve vários mortos e feridos graves. A política por sua vez, realizou detenções ilegais de eleitores e delegados, uso de gás lacrimogêneo, baleamentos, uso da força contra a população. Para além disso, houve sequestros e assassinato de jornalistas. 

Esses acontecimentos denunciam o insucesso na realização do plano quinquenal 2020-24.

Eleições corruptas, bem como a violação dos direitos humanos e eleitorais, podem minar o reforço da democracia, comprometendo a integridade do processo eleitoral e podem gerar divisões e desconfianças, prejudicando a unidade nacional.

Até que ponto, essa situação pode impedir o alcance desse objectivo do plano quinquenal 2020-2024?

Comments

Popular posts from this blog

Rubrica Cidadania do Txeka na Rádio Índico

O papel das redes sociais na formação de opinião pública